SOBRE NÓS :

VISÃO: Ser uma Instituição voltada para a excelência nos estudos da Doutrina Espírita, visando com isso atender, de uma forma humanitária, a todos que necessitem.

MISSÃO: Exercer o que preconiza a Doutrina Espírita, visando auxiliar na mudança individual do ser, como também, do coletivo.

Redirecionamento

domingo, 3 de janeiro de 2016

DOUTRINÁRIA DE HOJE (03/01- DOMINGO - 16:00): "COMO ENXERGAMOS" DO LIVRO MINUTOS COM CHICO XAVIER – PALESTRANTE: LUIZ BASSUMA

“Meu Deus, a vida é tão bela! Uma folha de qualquer planta vista com os olhos da fé é uma página tão bela quanto Shakespeare.” – Chico Xavier*


Ao ler este pensamento de Chico, ocorreu-me o que Jesus disse a respeito da forma pela qual olhamos a vida: Os olhos são como uma luz para o corpo; quando os olhos de vocês são bons, todo o seu corpo fica cheio de luz. Porém, se os seus olhos forem maus, o seu corpo ficará cheio de escuridão.**

Chico tinha bons olhos espirituais, porque os materiais eram doentes. Nós, ao contrário, temos, na maioria das vezes, boa visão física, mas espiritualmente nossos olhos não conseguem captar as belezas que Chico Xavier observava, e fazia isso não pelas telas mediúnicas, mas pelas lentes do homem comum. Ele se encantava com uma simples folha de planta, extasiava-se.
Havia em Chico uma predisposição para captar a beleza que se esconde em tudo o que foi criado por Deus. Por isso ele dizia que a vida era tão bela. Era bela porque Chico procurava a beleza nas pessoas e em tudo à sua volta. Quantas vezes ele, enternecido, beijava leprosos e mendigos com feridas purulentas, abraçava presidiários, beijava a mão de adversários. Todos eram irmãos queridos, credores de sua admiração e respeito.
Precisamos refletir a respeito da forma pela qual estamos enxergando a vida.
Qual é a nossa predisposição?
O que estamos decididos a encontrar?
Divisar a beleza da vida ou a maldade do mundo?
Procurar os defeitos das pessoas ou ressaltar-lhes os talentos?
Focalizar as oportunidades ainda inexploradas ou as portas que se fecharam?
Agradecer pelos amigos que o compreendem e o apoiam ou se queixar da incompreensão de alguns poucos?
Acreditar na esperança ou cultivar o desespero?
Recordemos Jesus ao afirmar que os olhos maus nos levam à escuridão, isto é, levam-nos a uma forma de viver muito sofrida. A felicidade é muito mais uma questão de saber olhar a vida do que, propriamente, aquilo que nos acontece na vida.
Chico era feliz porque tinha um bom olhar.
E quanto a nós, já conseguimos enxergar quanta beleza há em nossa vida?

* COELHO, Maria Gertrudes. Chico Xavier, Coração do Brasil. Lírio Editora Espírita.
** Mateus 6, 22:23, Bíblia Sagrada, Nova Tradução na Linguagem de Hoje. PAULINAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário