Parábola da Festa de Núpcias
E respondendo Jesus, lhes tornou a falar segunda vez em parábolas, dizendo: O Reino dos Céus é semelhante a um rei, que desejando fazer as bodas a seu filho, mandou os seus servos a chamar os convidados para a bodas, mas eles recusaram ir. Enviou de novo outros servos, com este recado aos convidados: Eis aqui tenho preparado o meu banquete, os meus touros e os animais cevados estão já mortos, e tudo está pronto; vinde às bodas. Mas eles desprezaram o convite, e se foram, um para a sua casa de campo,outro para o seu tráfico. Outros porém, lançaram mão dos servos que ele enviara, e depois de os haverem ultrajado, os mataram. Mas o rei, tendo ouvido isto, se irou; e tendo feito marchar seus exércitos, acabou com aqueles homicidas, e pôs fogo à sua cidade. Então disseaos seus servos: As bodas com efeito estão aparelhadas, mas os que foram convidados não foram dignos de se acharem no banquete. Ide pois às saídas das ruas, e a quantos achardes, convidai-os para as bodas. E tenho os seus servos pelas ruas, congregaram todos os que acharam, maus e bons; e ficou cheia de convidados a sala do banquete de bodas. Entrou depois o rei para ver os que estavam à Mesa, e viu ali um homem que não estava vestido com veste nupcial. E disse-lhe: Amigo, como entraste aqui, não tendo veste nupcial? Mas ele emudeceu. Então disse o rei aos seus ministros: Atai-o de pés e mãos e lançai-o nas trevas exteriores: aí haverá choro e ranger de dentes. Porque são muitos os chamados e poucos os escolhidos. (Mateus, XXII: 1-4)
O incrédulo ri
desta parábola, que lhe parece de uma pueril ingenuidade, pois não admite que
haja tantas dificuldades para realização de um banquete, e ainda mais quando os
convidados chegam a ponto de massacrar os enviados do dono da casa. “As
parábolas – diz ele – são naturalmente alegorias, mas não devem passar os
limites do possível”.
O mesmo se
pode dizer de todas as alegorias, das fábulas mais engenhosas, se não lhes
descobrimos o sentido oculto. Jesus se inspirava nas usanças mais comuns da
vida, e adaptava as suas parábolas aos costumes e ao caráter do povo a que se
dirigia. A maioria delas tinha por fim fazer penetrar nas massas populares a
idéia da vida espiritual; e seu sentido só parece incompreensível para os que não
se colocam nesse ponto de vista.
Nesta parábola, por exemplo, Jesus
compara o Reino dos Céus, onde tudo é felicidade e alegria, a uma festa
nupcial. Os primeiros convidados são os judeus, que Deus havia chamado em
primeiro lugar para o conhecimento da sua lei. Os enviados do rei são os
profetas, que convidaram os judeus a seguir o caminho da verdadeira felicidade,
mas cujas palavras foram pouco ouvidas, cujas advertências foram desprezadas, e
muitos deles foram mesmo massacrados, como os servos da parábola. Os convidados
que deixam de comparecer, alegando que tinham de cuidar de seus campos e de
seus negócios, representam as pessoas mundanas, que, absorvidas pelas coisas
terrenas, mostram-se indiferentes para as coisas celestes.
Acreditavam os judeus de então que a
sua nação devia conquistar a supremacia sobre todas as outras. Pois não havia
Deus prometido a Abraão que a sua posterioridade cobriria a Terra inteira?
Tomando sempre a forma pelo fundo, eles se julgavam destinados a uma dominação
efetiva, no plano material.
Antes da vinda do Cristo, com
exceção dos hebreus, todos os povos eram politeístas e idólatras. Se alguns
homens superiores haviam atingido a idéia da unidade divina, essa idéia
entretanto permanecia como sistema pessoal, pois em nenhuma parte foi aceita
como verdade fundamental, a não ser por alguns iniciados, que ocultavam os seus
conhecimentos sob formas misteriosas, impenetráveis à compreensão do povo. Os
judeus foram os primeiros que praticaram publicamente o monoteísmo. Foi a eles
que Deus transmitiu a sua lei; primeiro através de Moisés, depois através de
Jesus. Desse pequeno foco partiu a luz que devia expandir-se pelo mundo
inteiro, triunfar do paganismo e dar a Abraão uma posterioridade espiritual “tão
numerosa como as estrelas do firmamento”.
Mas os judeus, embora repelindo a
idolatria, haviam negligenciado a lei moral, para se dedicar à prática mais
fácil do culto exterior. O mal chegara ao cúmulo: a nação, dominada pelos
romanos, estava esfacelada pelas facções, dividida pelas seitas; a própria
incredulidade havia atingido até mesmo o santuário. Foi então que Jesus
apareceu, enviado para chamá-los à observação da lei e para abrir-lhes os novos
horizontes da vida futura. Primeiros convidados ao banquete da fé universal,
eles repeliram, porém, as palavras do celeste Messias, e o sacrificaram. Foi
assim que perderam o fruto que deviam colher da sua própria iniciativa.
Seria injusto, entretanto, acusar o
povo inteiro por essa situação. A responsabilidade coube principalmente aos
fariseus e aos saduceus, que puseram a nação a perder, os primeiros pelo seu
orgulho e fanatismo, e os segundos pela sua incredulidade. São eles, sobretudo,
que Jesus compara aos convidados que se negaram a comparecer ao banquete de
núpcias, e acrescenta que o rei, vendo isso, mandou convidar a todos os que
fossem encontrados nas ruas, bons e maus. Fazia entender assim que a palavra
seria pregada a todos os outros povos, pagãos e idólatras, e que estes, aceitando-a,
seriam admitidos à festa de núpcias em lugar dos primeiros convidados.
Mas não basta ser convidado; não
basta dizer-se cristão, nem tampouco sentar-se à mesa para participar do
banquete celeste. E necessário, antes de tudo, e como condição expressa, vestir
a túnica nupcial, ou seja, purificar o coração e praticar a lei segundo o
espírito, pois essa lei se encontra inteira nestas palavras: Fora da caridade
não há salvação. Mas entre todos os que ouvem a palavra divina, quão poucos são
os que guardam e a aproveitam! Quão poucos se tornam dignos de entrar no Reino
dos Céus! Foi por isso que Jesus disse: Muitos serão os chamados e poucos os
escolhidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário