SOBRE NÓS :

VISÃO: Ser uma Instituição voltada para a excelência nos estudos da Doutrina Espírita, visando com isso atender, de uma forma humanitária, a todos que necessitem.

MISSÃO: Exercer o que preconiza a Doutrina Espírita, visando auxiliar na mudança individual do ser, como também, do coletivo.

Redirecionamento

domingo, 6 de novembro de 2016

DOUTRINÁRIA DE HOJE (06/11- DOMINGO - 16:00): "ESCLARECE AMANDO" DO LIVRO MINUTOS COM CHICO XAVIER DE JOSÉ CARLOS DE LUCCA– PALESTRANTE: JAIRO MOREIRA

SE TENS O CONHECIMENTO EXATO DISSO OU DAQUILO,NÃO MENOSPREZES QUEM O IGNORE.QUE SERÁ DE TUA VERDADE SE NÃO UTILIZAR PARA CONSTRUIR OU ABENÇOAR?
(meimei)

A orientação espiritual nos aponta o caminho da utilização do nosso saber para construir e abençoar,nunca para menosprezar aqueles que ignoram aquilo que sabemos.

Precisamos ter cuidado com o orgulho do saber.É falsa a idéia de superioridade quando analisada pelo critério da intelectualidade.Não somos superiores ao outro somente pelo fato de termos lido mais do ele.Poderemos ter mais cultura,não há dúvida,mas isso não quer dizer mais amor e mais evolução espiritual.Chico Xavier não chegou a concluir o ensino fundamental,mas foi um dos homens mais sábios do planeta terra.Além do mais,por maior que seja o nosso conhecimento,o que não sabemos é ainda maior.O verdadeiro sábio sabe que nada sabe.O pseudossábio nem imagina o que ainda desconhece.

Nosso saber deve ser um motivo de amparo ao ignorante,nunca o ridicularizá-lo.A única diferença entre o culto e o ignorante talvez seja a oportunidade que o primeiro teve de se intelectualizar,oportunidade esta,que foi concedida por Deus,exatamente,para que ele servisse de auxílio ao ignorante.

Enquanto o culto se preocupava em adquirir um livro,o analfabeto trabalhava se sol a sol para levar alimento aos filhos.

Muitos homens inteligentes que passaram pela terra,e que abusaram do conhecimento que tinham em prejuízo do próximo,aportaram no além com grandes conflitos de consciência e hoje se acham reencarnados com graves enfermidades mentais,a fim de se reeducarem interiormente.É assim que poderemos entender as palavras do Instrutor Espiritual Ferdinando:O homem abusa de sua inteligência,como de todas as suas faculdades,mas não lhe faltam lições,advertindo-o de que uma poderosa mão pode retirar-lhe o que ela lhe deu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário